Revisão da Vida Toda

Revisão da vida toda - Advogado especialista em Direito Previdenciário - Eleandro Esteves Guimarães

O que é a Revisão da Vida Toda?

O tema 1.102, com tese judicial julgada favorável no dia 25 fevereiro de 2022 pelo Supremo Tribunal Federal (STF), chamada Revisão da Vida Toda, ou Revisão da Vida Inteira, é uma forma de corrigir os erros cometidos pelo INSS aos aposentados e pensionistas do Regime Geral da Previdência que se aposentaram entre 29/11/1999 e 13/11/2019, onde no cálculo realizado para decidir a remuneração inicial de seus benefícios, foram consideradas apenas os salários de 07/1994 (julho de mil novecentos e noventa e quatro) em diante, impedindo que muitos contribuintes (principalmente aqueles que realizavam pagamentos mais altos ao INSS) tivessem o valor final de seu benefício calculados de forma inferior ao que de fato deveriam receber.

A lei 9.876, de 1.999, trouxe uma regra de transição e uma definitiva para os cálculos de benefícios previdenciários. Para aqueles que já eram filiados ao RGPS (Regime Geral da Previdência Social), na regra de transição determinava que o benefício seria calculado considerando a média dos 80% maiores salários de contribuição de vertidos a partir de 07/1994, e para a regra definitiva, que também trazia a média de 80% dos maiores salários de contribuição, porém relativo a TODO o período contributivo. Porém o que houve na prática foi o INSS aplicar em todos os casos, a regra de transição, ou seja, limitando o início dos salários à regra posterior, o que, na prática, reduziu o salário de muitos aposentados e pensionistas.

A revisão pode ser solicitada diretamente na agência do INSS?

Sabemos que a existência do portal ‘’Meu INSS’’ é muito útil quanto ao pedido de pensões e aposentadorias para aqueles que são segurados do regime geral. Entretanto, o entendimento judicial que fundamenta a revisão muitas vezes não é aplicado em âmbito administrativo, o que pode gerar um indeferimento direto do pedido, ou mesmo não haver a opção de solicitá-lo diretamente a uma agência física. O recomendado é sempre procurar um advogado ou escritório de advocacia especializado em direito previdenciário para a devida análise de seu caso.

FALAR-COM-ADVOGADO-APOSENTADORIA-HIBRIDA-1024x1024

Quem são os beneficiários desta revisão?

São os segurados que se aposentaram pelas regras anteriores a da reforma, logo, a data de início do benefício precisa ser entre 29/11/1999 a 13/11/2019, e que sejam beneficiários de:

  •  Aposentadoria por Idade
  • Auxílio Acidente
  • Aposentadoria por Invalidez
  • Salário Maternidade

Outro ponto que vale ser ressaltado é que o segurado precisa verificar desde o momento que recebe o benefício, pois, a princípio, existe um prazo de 10 anos para que esta revisão seja solicitada pelas vias judiciais.

Quem não tem direito?

Aos segurados que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC – LOAS) não é possível realizar a revisão, pois este é um benefício assistencial, não um benefício previdenciário.

Outros segurados que não têm direito são aqueles que ainda não se aposentaram,   por se aposentarem após a data de 13/11/2019

Aqueles que já possuem um processo judicial em andamento (caso este processo esteja discutindo a possibilidade pelas regras anteriores, poderá ser discutida a revisão).

Quais documentos preciso para entrar com a Ação de Revisão da vida toda?

  • CNIS.
  • Carteira de Trabalho.
  • Guia de Pagamento da Previdência social.
  • Cópia do processo de aposentadoria (concedida antes de 13/11/2019).

Estes documentos são a base para provar o direito à revisão, com eles o advogado pode realizar os cálculos com maior segurança antes de entrar com seu pedido, para saber mais, consulte um especialista.

Por Dr. Eleandro Esteves Guimarães, advogado especialista em Direito Previdenciário.

FALAR-COM-ADVOGADO-APOSENTADORIA-HIBRIDA-1024x1024

ENTRE EM CONTATO COM
O ELEANDRO GUIMARÃES

Preencha os campos abaixo com uma breve explicação do seu problema:

Posts Recentes

Revisão da vida toda - Advogado especialista em Direito Previdenciário - Eleandro Esteves Guimarães

Revisão da Vida Toda

O que é a Revisão da Vida Toda? O tema 1.102, com tese judicial julgada favorável no dia 25 fevereiro de 2022 pelo Supremo Tribunal

Copyright © 2020. Eleandro Guimarães – Advocacia Especializada | Todos os Direitos Reservados. Marketing e Comunicação Conteúdo Estratégico